Dessa forma, a supply chain envolve diversas etapas da gestão empresarial, estando intimamente ligada à logística.
Um produto vendido em supermercado, pode passar por diversas etapas, que precisam estar muito bem estruturadas. O peru de Natal, por exemplo, precisa ser criado no produtor, encaminhado para o abate, seguir para a inclusão da embalagem, armazenando em veículos especializados e entregue nos supermercados ou ainda em intermediários e centros de distribuição.
Até chegar ao cliente passa por diversas etapas, processos, pessoas, lugares. Em cada ponto da cadeia há formas de aplicar as estratégias de pricing para otimizar custos e garantir maiores lucros ao varejista.
A seguir, vamos entender um pouco melhor quais estratégias são essas e como o supermercadista pode se beneficiar com isso.
Como uma estratégia de pricing pode potencializar a cadeia de mantimentos supply chain?
O pricing não é apenas uma estratégia para aplicação de preços em produtos ao consumidor final. Essa metodologia pode ser entendida como uma forma de aplicar a inteligência de mercado na construção dos valores de produtos e serviços.
Isso significa que não serve apenas para definir o preço de venda de um produto na gôndola, mas também, do preço que se paga ao produtor, levando em conta todos os custos envolvidos, os valores referentes a transporte, armazenamento, dentre outros itens que podem influenciar na lucratividade de um produto.
Desta forma, já que a estratégia de pricing leva em conta diversos pontos da cadeia de suprimentos, é natural que esteja intimamente ligada ao supply chain.
Que pontos de uma estratégia de pricing podem ser adotados pelo supply chain?
A correta adoção de estratégias de pricing é um dos grandes desafios do varejo, no entanto, quem consegue analisar seus pontos cruciais e, inclusive, aplicar em outras áreas, como o supply chain, pode obter resultados incríveis.
A seguir, apresentaremos algumas áreas importantes em uma cadeia varejista e mostraremos quais estratégias de pricing podem ser aplicadas a fim de melhorar toda a cadeia de suprimentos.
Aprimore negociações com produtores e demais parceiros
Um dos pilares de uma estratégia de pricing eficiente é desenvolver boas negociações e parcerias com os fornecedores. Assim, é possível conseguir melhores preços, condições, vantagens, relacionamentos mais duradouros, dentre vários outros benefícios.
À medida que seu negócio se desenvolve é possível obter melhores negociações, inclusive através do contato direto com o fabricante, diminuindo a interferência de terceiros, que podem encarecer e atrasar o processo.
Ao negociar diretamente com um produtor de hortaliças, por exemplo, é possível garantir uma demanda fixa, que dará segurança a ele, ao mesmo tempo que evita intermediários. O produto sai do produtor diretamente para o ponto de venda, diminuindo custos com transporte, manutenção, terceirização, dentre outros.
Ao diminuir os custos de aquisição do produto e encurtar a distância do mesmo até o cliente, diversas vantagens são percebidas:
- É possível aumentar a margem de lucro do produto;
- Adotar preços mais competitivos para atrair clientes;
- Facilitar o acesso do cliente final;
- Gerenciar a oferta e a demanda de forma mais assertiva;
- Criar diferencial competitivo, dentre outros benefícios.
Faça um gerenciamento eficiente dos estoques
Uma das premissas de uma estratégia de pricing eficiente é a busca por soluções inovadoras e de menor custo. Ao pensar no gerenciamento de estoques, é importante analisar tudo que envolve a logística de recebimento e entrega de produtos, armazenagem etc.
Pode-se, inclusive, contratar uma consultoria externa para mostrar o que o gestor não consegue ver e, assim, analisar diversos pontos da cadeia de suprimentos com o intuito de diminuir custos.
Algumas perguntas podem ajudar a indicar que pontos devem receber certa atenção:
- É necessário trabalhar com uma grande quantidade de estoque?
- Esse produto pode sair do produtor direto para a loja ou precisa passar por intermediários antes?
- Sua disposição no próprio centro de distribuição é pensada para facilitar o acesso e agilizar o processo de coleta?
- A mão-de-obra é eficiente e produtiva?
- Faça uma análise também das opções de layout do estoque, como funciona o fluxo de produtos e se o software que gerencia seu estoque possui todas as funcionalidades necessárias.
Suporte tecnológico é essencial para uma correta aplicação de estratégias de pricing
Não há como aplicar as estratégias de pricing de maneira eficiente sem contar com o suporte de um software que permita uma integração completa com o sistema de gestão da sua empresa e estabeleça uma conexão capaz de levantar todos os dados necessários para a definição de preços.
A cadeia de mantimentos supply chain pode ser imensa, integrando diversos setores, produtos e serviços e, por isso, é quase impossível fazer uma coleta e gestão de todos os dados necessários para análise de forma manual ter um monitoramento da cadeia completa, entender os custos envolvidos e buscar oportunidades de redução do custo.
Um software de Pricing como o Pricepoint, especializado em Pricing para o Varejo, consegue integrar diversos ERPs por meio de APIs e conexões entre bancos de dados ou por meio de troca de arquivos via SFTP e recomendar o melhor preço a ser praticado em cada item para o consumidor final.
A Profit+ tem um Know-how de mais de 25 anos no Varejo, contando com uma equipe de consultores especializados em inteligência de pricing e pesquisa de mercado transformando dados em inteligência comercial.
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