Todo gestor sabe que é preciso estar sempre de olhos abertos para enxergar o que acontece a sua volta e até mesmo para prever o que poderá acontecer futuramente.

Por isso, existem diversas ferramentas e metodologias que ajudam a mostrar o que nem sempre conseguimos ver.

Uma tecnologia que faça o gerenciamento completo de estoque, por exemplo, ajuda a entender melhor os gastos, os lucros e garantir a estabilidade do fluxo de caixa.

Trazer para empresa uma visão externa, de quem tem experiência e especialidade no assunto é muitas vezes uma forma de avançar com temas que as vezes ficam engavetados, seja porque os gestores estão atolados nas tarefas do dia a dia, por não ter o know-how necessário ou qualquer outro motivo que o impeça de gerenciar as oportunidades e ameaças que o cercam.

Se você também acredita que é importante esse tema e gostaria de descobrir formas de melhorar sua gestão, este texto é pra você!

Quem precisa de consultoria externa?

Essa é uma pergunta comumente feita por quem está pensando se vale a pena a contratação deste tipo de serviço. Afinal, minha empresa precisa de uma consultoria externa?

A resposta na maioria das vezes é: Sim! Todos os gestores que têm o desejo de crescimento e evolução constante dos processos e resultados devem pensar na ajuda de uma consultoria externa. Esse tipo de serviço já vem sendo utilizada por grandes corporações, que entenderam que é imprescindível uma visão externa, alguém que tenha um olhar de fora para dentro, identificando pontos que aqueles que estão dentro não conseguem notar ou resolver.

Ao contratar um consultor externo você consegue um profissional especializado no assunto e que tenha por princípio, antes de mais nada, analisar a cultura corporativa, os processos empregados, pontos críticos e oportunidades. Além disso, o consultor deverá estar dedicado e focado no seu trabalho, que é conseguir o melhor resultado possível para o seu negócio.

Um gestor interno muitas vezes tem boas ideias, mas é natural que esteja empenhado nas suas funções e as vezes tem receio em propor alguma mudança, afinal, estará vinculado à hierarquia da empresa e em alguns casos, pode ter adquirido uma visão já viciada do modelo atual.

Isso é o que geralmente acontece quando você compra ou aluga um apartamento ou casa nova. Logo ao entrar, você nota todos os defeitos, necessidades de melhoria e gasta tempo, energia, dinheiro para fazer. Depois de algum tempo, tende a conviver com os mesmos defeitos ou até outros que apareçam pois tem outras prioridades.

É exatamente isso o que acontece quando se contrata uma externa. Têm coisas que, muitas vezes estão a nossa frente e já não nos incomodamos mais. O consultor externo irá provocar o assunto!

E mais, se um consultor pode notar suas falhas, pense bem: seu cliente e até mesmo o seu concorrente pode notar também. Se isso acontecer, você pode estar dando as ferramentas necessárias para que ele entenda como te superar.

Vantagens de uma consultoria de pricing

Muitas empresas, por exemplo, tratam um dos temas mais importantes do negócio, o preço, ainda de maneira simplista e sem ferramentas adequadas.

A seguir, listamos algumas vantagens que uma consultoria de pricing pode trazer ao seu negócio, principalmente se você atua no setor varejista, que é tão competitivo e dinâmico.

Neutralidade

A consultoria externa será neutra. Se você possui um problema, o consultor encontrará uma solução baseado em questões técnicas e não em um viés pessoal. Ele não precisa ter medo de ser demitido ou perder uma promoção, então, falará aquilo que o gestor precisa ouvir para abrir os olhos.

Melhoria no desempenho e produtividade das equipes

O olhar externo, por si só, já faz com que os colaboradores trabalhem melhor para mostrar eficiência para quem está de fora.

Além disso, um consultor externo pode identificar vícios temporais em processos, afinal, quando estamos mergulhados na rotina nos tornamos incapazes de perceber falhas ou até mesmo identificar novas formas de agir.

Sabe aquela história de que “em time que está ganhando não se mexe”? Errado! O consultor externo pode mostrar que seu time está ganhando, porém, aos trancos e barrancos. E se você pudesse ganhar e ainda poupar sua equipe do desgaste e até ganhar por muito mais?

Por isso, mesmo que pareça que sua equipe está ganhando, é importante que um consultor identifique pontos que podem ser melhorados, seja na gestão de tempo, nas ferramentas utilizadas, nos processos empregados, etc.

Diminuição de gastos e aumento da lucratividade

Uma das principais atribuições de uma consultoria é analisar os ganhos potenciais da empresa, logo uma visão externa propõe mudanças que podem ocasionar melhoria de competitividade e aumento na lucratividade.

Uma precificação errada ou pouco estratégica, irá deixar de capturar muitas oportunidades de ganhos diretos e indiretos, como:  Melhoria da imagem de preços das lojas, produtos e serviços e o incremento de alguns pontos percentuais de margem que são preciosos para quem briga por centavos no dia-a-dia.

Projetos, metas e resultados

Uma consultoria especializada em pricing irá dar o direcionamento que a empresa precisa para atingir seus objetivos e capacitar sua equipe interna para dar sustentabilidade ao negócio.

Além disso, estará mais disposto a quebrar barreiras internas que possam impedir a empresa de avançar no sentido de melhorar os processos e sua performance em resultados.

Melhora na imagem corporativa

Esse tipo de trabalho é benéfico para o público interno, que passa a identificar os esforços de melhoria e se bem conduzido, contagia a empresa positivamente.

Esta melhora na imagem cria um ciclo virtuoso, onde o colaborador se sente mais motivado em trabalhar em um ambiente organizado e, assim, passa a desempenhar melhor suas funções, agradando clientes, fornecedores, parceiros.

Como contratar uma consultoria de pricing e ter um visão externa especializada?

Primeiramente é importante que você identifique uma empresa que seja especializada na área de atuação do seu negócio. Isso é essencial, pois um consultor que já conhece sobre seu ramo de atuação terá uma visão mais assertiva do mercado, conhecerá ferramentas, metodologias voltadas para sua área de atuação e até mesmo pode já conhecer aquilo que deu certo ou errado para outras empresas como a sua.

Após encontrar uma empresa especialista no seu ramo de atuação, é importante entender se ela possui todo o know-how necessário. A experiência pode ser importante para evitar que erros de iniciantes sejam cometidos.

A Profit+, por exemplo, possui especialização no varejo e mais de 25 anos de experiência no mercado para garantir a assertividade nas consultorias prestadas aos seus clientes.

Nossos profissionais são especializados em Pricing, auxiliando em toda a implantação ou revisão dos processos, desde a definição de parâmetros estratégicos até o treinamento da equipe da empresa para a execução dos conceitos e da metodologia. Você verá como um visão externa ajudará no sucesso não só agora, mas a logo prazo.

Quer saber como sua empresa pode continuar evoluindo com a ajuda de uma consultoria externa especializada? Fale agora com nosso consultor e vamos crescer juntos!